projectos | quiosque

Localização

Lisboa

Tipo

Quiosque

Área

30 m2

Projecto

2019

Equipa

Margarida Pablo

Quiosque // um conceito que foi sendo mais desenvolvido a partir de 1865 com a revolução da Arte Nova em França e Inglaterra, chegaram a Lisboa importados das boulevards parisienses.

Local de encontro, à época em volta do próprio balcão, nas horas pré e pós laborais, principalmente para as camadas sociais que mais viviam a rua: operários, burgueses e aos fins-de-semana as famílias no geral. Bebidas da época, algumas em regime self-service ao balcão. Todos eles com uma mesma estrutura formal: base com balcão, corpo, cúpula com protecção e toldo.

Existiu em Lisboa apenas um quiosque de base circular, correspondendo todos os outros a prismas hexagonais, octogonais ou quadrangulares. Geralmente de alvenaria na base e trabalhos de serralharia ou carpintaria nas restantes partes.

Este quiosque traz de volta a possibilidade de usufruir do balcão, conversar com o empregado na lógica de bairro com que conhecemos estes estabelecimentos. Encorpora a esplanada nos seus elementos formais sendo que a mesma é livre de um dia se distender ao longo do jardim.

Constituído por elementos iguais que se repetem várias vezes pois pode um dia ter de ir morar para outro jardim da cidade.

  • Grey Instagram Icon